sindusmobil-feira-moveleira-e-construcao-civil

História de realizações

O Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul é a instituição que representa oficialmente o setor econômico mais tradicional e um dos mais relevantes na geração de empregos, renda e desenvolvimento da região. A entidade foi fundada, inicialmente como associação, em 8 de agosto de 1961. Posteriormente, em 14 de maio de 1971, foi oficializado como sindicato patronal.

O Sindusmobil vivenciou as mais importantes fases do setor moveleiro. Acompanhou a explosão dos móveis coloniais, que ficaram especialmente conhecidos em todo o país após a exposição do centenário de São Bento do Sul em 1973.

Atuou de forma mobilizadora desde o início de suas atividades, como no controle da exportação de madeiras nobres e, posteriormente, em diversas reivindicações por políticas de desenvolvimento e infraestrutura que garantissem o crescimento do setor.

O Sindicato foi motivador do nascimento da Fetep, onde foi criado o primeiro consórcio de exportação da região. Na ocasião, foram realizadas pesquisas para melhorar a qualidade da madeira renovável, trazendo forte avanço na profissionalização das empresas.

O Sindusmobil também protagonizou o surgimento do Arranjo Produto Local de Móveis do Planalto Norte Catarinense, que através de uma parceria com o Sebrae realizou ações para o desenvolvimento integrado do setor. Destacam-se a promoção da Móvel Brasil, os investimentos em design e ações mercadológicas voltadas à conquista do mercado brasileiro.

Propósito

Representar e promover a cooperação, o conhecimento e o desenvolvimento da indústria moveleira e da construção.

Missão

Defender a indústria moveleira e da construção, fortalecer o associativismo e atuar como indutor do desenvolvimento econômico do setor e da região.

Visão

Ser o principal promotor de um polo moveleiro e da construção unido, representativo, moderno e em constante evolução.

Crenças e Valores

• Ética