Fortalecendo seu posicionamento como referência nacional para o segmento da média alta decoração, a Móvel Brasil 2024 foi caracterizada pela elevação do nível dos produtos, pelo diversificado mix com 140 marcas expositoras, seleção de lojistas e acolhedora e eficiente infraestrutura. “O desafio de realizar a feira em março, por questão de agenda do Expocentro, foi superado por termos conseguido dar ampla visibilidade aos expositores e criar oportunidades eficientes de negócios em um momento ainda instável do mercado”, avalia o presidente Ricardo Hilgenstieler.
A feira, realizada pelo Sindusmobil entre 19 e 22 de março de 2024, promoveu uma movimentação de 12 mil profissionais do setor, vindos de 26 estados brasileiros e 7 países. Segundo levantamento com os expositores, foram gerados negócios imediatos de R$ 230 milhões. “Percebemos claramente os investimentos na criação de produtos exclusivos e de maior valor agregado, atraindo lojistas que buscam fornecedores qualificados. Os negócios são ampliados nos meses seguintes pelas negociações em feira. A infraestrutura do pavilhão e de Balneário Camboriú comporta o fortalecimento e o crescimento gradual da Móvel Brasil”, destaca Hilgenstieler. A próxima edição já está marcada para 20 a 23 de maio de 2025 no Expocentro.
Os expositores ressaltaram as oportunidades criadas pela feira. “Foi um divisor de águas, pois apresentamos uma coleção inédita, de nível mais alto. Tivemos negócios concretizados acima da média de mercado”, informa William Fernando de Oliveira, diretor de marketing da Estofados Buriti. O diretor de operações da Móveis Rudnick destaca que o perfil de lojistas foi adequado, tanto para a empresa, quanto para o posicionamento da feira. “Apostamos em linhas com design assinado e tivemos um bom volume de vendas e de prospecções”, diz Roger Jochem.
Para o CEO da DiQualitá Estofados, os lojistas de alto nível e o ambiente e a organização merecem destaque. “Foi uma feira muito produtiva. Tivemos prospecções importantes, com abertura de novos clientes e novas regiões de atendimento”, informa Gustavo do Nascimento. O supervisor comercial da Abdala Tapetes também afirma ter ampliado sua atuação. “A Móvel Brasil tem um ótimo potencial de crescimento, seja pela qualidade dos expositores, quanto pela localização estratégica”, aposta Edgar de Castro Vaiana.
NEGÓCIOS REGIONAIS
Embora a Móvel Brasil tenha se mudado para o litoral catarinense, por questões de logística e infraestrutura que permitem ampliar o número de lojistas, os resultados continuam causando impacto positivo na região.
Diversos serviços e profissionais contratados pela feira permanecem sendo daqui, como administração, agência de comunicação, cobertura de imagem e foto, equipe de engenharia e produção de materiais gráficos e de comunicação visual.
Promovido pelo Sindusmobil, o sindicato das indústrias moveleiras de São Bento do Sul, o evento conta ainda com expressiva participação de expositores da região. Os negócios iniciados e concretizados na feira se transformam em movimentação econômica local por longo período.
A Móvel Brasil tem promoção do Sindusmobil, sindicato das indústrias moveleiras de São Bento do Sul, e patrocínio do BRDE, Luciano Lâminas, Magazord e Blu, além do apoio do Sebrae, Asbim e Sindicom.