Os novos projetos de fortalecimento do setor moveleiro integraram a pauta da primeira reunião da diretoria da gestão 2024-2026 do Sindusmbil, realizada na noite de 21 de agosto. O encontro reuniu, além do presidente e diretores, os integrantes do conselho fiscal e os delegados da entidade.
COMITÊ MÓVEIS E MADEIRA
À diretoria do Sindusmobil foram explicados os passos já realizados pelo Comitê Móveis e Madeira. Sua atuação será voltada à construção de estratégias que contribuam com o desenvolvimento sustentável, através da evolução tecnológica, aperfeiçoamento profissional e qualidade de vida.
A iniciativa da formação do Comitê é da FIESC, através da vice-presidência regional, Arpem – Associação Regional da Empresa Moveleira e dos sindicatos das indústrias moveleiras Sindusmobil, de São Bento do Sul, e Sindicom, de Rio Negrinho.
O Comitê já realizou diversas atividades, como visita técnica a um projeto semelhante realizada no polo madeireiro de Caçador, pesquisa de clima organizacional em empresas locais, visita à empresa SCM e cursos gratuitos de capacitação profissional em andamento no Sindusmobil e Sindicom.
PROJETO FORESIGHT
O projeto Foresight será lançado no próximo dia 27 de agosto em São Bento do Sul e dia 28 em Rio Negrinho. Seu objetivo é elevar a competitividade do setor moveleiro, com abertura de novas oportunidades para as empresas do polo.
O foco da atuação do projeto é criar uma visão de futuro para o ecossistema moveleiro, focando na valorização das cadeias de valor e na expansão para novos mercados, com produtos de alto valor agregado.
O programa será desenvolvido pelo Sebrae e realizado em parceria com os sindicatos Sindusmobil de São Bento do Sul e Sindicom de Rio Negrinho. Apoiam a iniciativa a Arpem, Asbim e Fiesc.