O projeto Foresight, que tem como sustentação a economia circular, foi tema de painel da 2ª edição do Congresso Moveleiro e Inovação – Capital dos Móveis, realizado em São Bento do Sul. O presidente do Sindusmobil, Luiz Carlos Pimentel, e o consultor italiano Emílio Beltrami apresentaram o plano desenvolvido pela entidade, em parceria com o Sebrae SC.
Aproveitando esse momento, o Simca – Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador esteve representado pelo seu presidente Aurélio de Bortolo. Em encontro no Sindusmobil, lideranças moveleiras locais e equipe do Sebrae relevaram como o programa pode contribuir para fortalecer a sustentabilidade no setor e dar maior visibilidade e valor ao mobiliário da região no mercado global.
O plano de gestão de economia circular, apresentado no painel, foi desenvolvido após ampla análise do cenário atual, as características do setor moveleiro da região e ainda a economia mundial. Algumas tendências e características do setor foram estudadas em profundidade, como sustentabilidade e economia circular, inovação tecnológica e inovação, personalização e demanda por design modular, exportações e comércio internacional.
