O Sindusmobil encaminhou proposta com sugestões de políticas públicas emergenciais ao governo de Santa Catarina para amenizar os impactos do aumento das tarifas de exportação aos Estados Unidos, caso seja realmente efetivado. O documento foi entregue ao secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Sílvio Dreveck, após encontro presencial realizada essa semana na sede da entidade.
As propostas serão avaliadas por secretarias estaduais, neste dia 30 de julho, em conjunto com as demandas vindas também de outros setores exportadores catarinenses, para então serem levadas ao governador do Estado. O documento mostra ainda a importância do setor moveleiro para a região e os impactos que as indústrias já estão sentindo após o anúncio da nova tarifa, como suspensão de pedidos e redução das atividades produtivas.
As propostas apresentadas incluem temas essenciais, como financiamento emergencial com juros subsidiados, liberação de créditos de ICMS acumulado, ampliação do Fundo Garantidor Estadual, apoio à manutenção de empregos e capacitação, criação do comitê catarinense de crise das exportações e promoção de inteligência comercial e diversificação de mercados.
O Sindusmobil acreditamos que, nesse momento em que o maior mercado de exportação está comprometido por questões que fogem totalmente à gerência e estratégia das empresas, é imprescindível a união entre indústria, instituições representativas, governo e sociedade civil para amenizar os impactos causados pela redução e até perda dos maiores clientes mundiais.





